Está querendo melhorar a administração da sua empresa ou mesmo otimizar o seu atendimento em um e-commerce? Então saiba que investir em um sistema ERP pode fazer toda a diferença para o seu negócio.
Como saber qual ERP eu devo implantar em meu negócio?
Popularmente conhecido como software de gestão, o sistema ERP consegue integrar dados de diversos setores e processos. Além disso, ele também é responsável por reunir todas as informações financeiras de uma empresa em uma única plataforma.
Nos dias de hoje, o sistema ERP está se destacando em pequenas e grandes empresas. Isso porque ele é um software completo, que possibilita o acesso e gerenciamento de todas as informações de um negócio.
O ERP consegue integrar dados de uma empresa, melhorando o desempenho de várias áreas que fazem parte de um negócio, como: Controle de estoque, finanças, vendas, produção, contabilidade e muito mais.
O que é um ERP
Vamos lá, antes de falarmos sobre os principais benefícios de um software de gestão ERP, vamos relembrar o conceito do sistema.
O ERP, ou “Sistema Integrado de Gestão Empresarial” possui como principal função automatizar e integrar as várias atividades executadas por uma empresa. Como destacamos acima, esse processo engloba controle de estoque, finanças, vendas, etc.
Naquilo que diz respeito entre as informações registradas, se destacam:
- Dados de clientes;
- Tarefas de colaboradores;
- Contatos de fornecedores;
- Pagamentos de impostos;
- Vendas;
- e muito mais;
Através de uma conexão estabelecida entre elas e o próprio ERP, o gestor terá o seu trabalho agilizado, e consequentemente, irá diminuir as possibilidades de erros e conflitos de informações.
Além disso, vale ressaltar que os processos burocráticos passam a ficar livres da intervenção humana. Com isso, o gestor passa a visualizar e determinar tarefas mais estratégicas para o trabalho da sua empresa.
A importância do ERP para a tomada de decisões estratégicas
Confira a seguir os principais benefícios de um software de gestão ERP!
Controle de estoque
Um benefício que atrai vários olhares para o sistema de gestão online ERP em uma empresa é a sua função de poder controlar e gerenciar o estoque.
Com isso, todos os processos da área acabam se tornando otimizados, uma vez que o software automatiza e organiza as atividades como custos, entradas e saídas, preço de venda e controle de cada etapa. Resumindo, o sistema ERP possibilita que você consiga monitorar o produto desde o momento em que o pedido chega até o seu envio.
ERP: Veja como fazer uma análise ajustada à realidade do seu negócio
Controle financeiro
No segundo tópico, ressaltamos que o ERP também é bastante utilizado no setor financeiro, e isso é mais do que esperado. Afinal, com os dados coletados e armazenados pelo sistema, o gestor consegue ter uma grande visão das finanças e manter um controle efetivo sobre elas.
Lembre-se que quanto melhor for o controle financeiro, melhor será o gerenciamento dos gastos da empresa. Isso irá possibilitar uma maior previsibilidade em relação ao futuro da saúde financeira da sua empresa, aumentando a estabilidade e segurança.
Faturamento
Naquilo que diz respeito ao faturamento, o ERP descreve a arrecadação do negócio dividida por períodos. Dessa maneira, é possível realizar a consulta por mês, semana, dia ou ano.
Além disso, o sistema também disponibiliza análises e gráficos para que você entenda o desempenho da empresa durante o período estabelecido. Com isso, caso alguma irregularidade ou inconsistência seja identificada, será possível interferir e investigar para tomar as providências corretas.
Como saber se você está aproveitando o máximo de seu sistema ERP?
Controle fiscal
Toda empresa deve estar a par das cobranças fiscais que dizem respeito a sua atividade e setor. Contudo, sabemos que administrar tudo pode ser complicado, uma vez que os processos costumam ser burocráticos e complexos.
Mas não se desespere! Com o ERP, existe a possibilidade de utilizar uma área fiscal automatizada. Afinal, vários tipos de taxas são calculadas e você conta com a indicação de quando pagar ou lidar com cada cobrança da Receita Federal.
Como o ERP pode ser estratégico para integrar sistemas em um “Ecossistema Empresarial”
Redução de custos
Todos nós sabemos que no mundo dos negócios tempo é dinheiro! Ou seja, quanto mais tempo se gasta em um processo, maiores serão os gastos. Sendo assim, otimizar as operações acaba se tornando crucial para a redução de custos.
Através de informações completas e detalhadas a respeito da produtividade e outros aspectos da empresa, fica mais fácil identificar as oportunidades de economia e reduzir os desperdícios. Através do sistema ERP, é possível conseguir todas essas informações e ter um melhor direcionamento para onde o dinheiro deverá ir.
Gerenciamento de projetos
Caso você possua a intenção de desenvolver projetos ao mesmo tempo, em que esteja executando as atividades de praxe da empresa, saiba que será necessário um ERP que tenha uma parte de gerenciamento de projetos.
Vale ressaltar que essa é uma tarefa administrativa, mas também presente nos comércios e indústrias. Ou seja, é possível controlar projetos como lançamentos e desenvolvimentos de produtos, inserção de novidades na loja virtual e muito mais.
Como otimizar processos e aplicações de um sistema ERP já implementado em meu negócio
A DSM Solutions é uma empresa de consultoria especializada em processos e soluções de softwares de gestão empresarial. Há mais de 15 anos no mercado, atuando de forma consultiva, oferecendo a solução adequada ao perfil, a estrutura e as necessidades de cada cliente. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh