Trocas Inteligentes: Por que trocar o manual pelo automatizado?

Na era digital em que estamos vivendo, podemos afirmar que a automação tornou-se a pedra angular de várias indústrias e empresas. No mundo cada vez mais competitivo e interconectado, conseguir agilizar os processos, otimizar os recursos e minimizar os erros, é crucial para o sucesso empresarial. 

Sendo assim, a transição de sistemas manuais para soluções automatizadas, principalmente naquilo que diz respeito a processos empresariais essenciais, como a gestão de recursos e planejamento de produção, se tornaram opções convenientes e uma necessidade instantânea.

O papel transformador do ERP no atendimento

Veja só: Pense em uma empresa que ainda é dependente de processos manuais para gerenciar as operações diárias. Ou seja, ela ainda é refém de relatórios preenchidos manualmente, dados inseridos em planilhas e a comunicação entre os departamentos é fragmentada, causando atrasos, ineficiências e erros. 

Agora, vamos comparar tudo isso com uma empresa que adotou um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) robusto e devidamente integrado, capaz de automatizar uma série de tarefas, indo da contabilidade até a gestão de estoque e o monitoramento de vendas em tempo real. A diferença é considerável!

Benefícios de um sistema de gestão no seu negócio

Vantagens

A transição da tarefa manual para a automatização disponibiliza diversos benefícios tangíveis e intangíveis para as organizações. Para começar, saiba que a automação elimina a necessidade da entrada manual de dados, diminuindo consideravelmente o risco de erros humanos e proporcionando mais precisão e consistência nos registros.

Além disso, automatizando os processos repetitivos e demorados, os funcionários conseguem se concentrar nas tarefas mais estratégicas e de maior valor agregado, impulsionando a inovação e o crescimento empresarial.

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Exemplos

Quer ver um exemplo prático dessa troca inteligente? Então vamos falar da área de gestão de estoque! Enquanto o controle manual de estoque necessita de uma quantidade considerável de tempo e esforço para atualizar os registros, reconciliar discrepâncias e prever a demanda futura, um sistema de gestão de estoque automatizado é capaz de rastrear inventário em tempo real, gerar pedidos de reposição automaticamente com base em padrões de venda e fornecer insights valiosos a respeito dos padrões de consumo e tendências do mercado.

Rota para o sucesso: A jornada aprimorada pelo sistema ERP

Um outro exemplo que podemos demonstrar, é a automação do processo de faturamento. Se por um lado a emissão manual de faturas está propensa a atrasos e erros, um sistema automatizado é capaz de gerar faturas precisas, enviar lembretes de pagamentos automáticos, melhorando a liquidez e fortalecendo o fluxo de caixa da organização.

Vale destacar que integrando os sistemas de faturamento com sistemas de contabilidade e gestão financeira, as organizações são capazes de obter uma visão abrangente de sua saúde financeira, além de tomar decisões mais estratégicas e informadas.

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Principais objetivos da automação de processos

A automação de processos está se tornando cada vez mais frequente nas empresas, e por isso, é normal que surja a seguinte pergunta: Quais são os objetivos da prática? 

Veja bem, a resposta pode ser simples e objetiva: A automação de processos possui o foco no aprimoramento e no andamento do fluxo de trabalho, que possui o objetivo de otimizar o tempo, aumentar a produtividade empresarial e melhorar os resultados gerais da empresa.

Tipos de automação de processos

  • Business Process Management Systems (BPMS): Sistemas que permitem que haja a automação e o gerenciamento de processos empresariais; 
  • Chatbots: Programas de computador que interagem com os clientes via chat e em tempo real;
  • Hiperautomação: Uso combinado de diversos tipos de ferramentas para automatizar processos;
  • Robotic Process Automation (RPA): Automação de processos por meio de softwares robóticos;  
  • Scripts: Instruções pré-escritas que podem ser executadas para automatizar tarefas; 
  • Unidade de Resposta Audível (URA): Bot que responde perguntas por meio de áudios;

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Como aplicar a automatização de processos nas vendas

A automação de processos pode ser bastante benéfica para o funcionamento da sua empresa. Desenvolver os processos automatizados no setor de vendas pode resultar em um alcance real das metas comerciais.

A seguir, confira dicas de como realizar isso:

  • Mapeie os processos de venda;
  • Defina os objetivos que quer alcançar com a automatização;
  • Conheça os seus clientes, a sua persona e a jornada de compra deles;
  • Organize as etapas do processo de vendas; 
  • Escolha um bom software e aplique o sistema de automação de processos;
  • Monitore os resultados;
  • Faça ajustes caso seja necessário; 

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