Empresário, sabia que quando falamos sobre a sustentação de um sistema de gestão ERP, estamos falando muito além do investimento na aquisição do software? Isso porque, quando se tem um ERP, é necessário estar em dia com as atualizações do sistema, além de realizar futuras manutenções para a correção de falhas que possam interferir na produtividade dos profissionais e na funcionalidade das soluções.
Veja só: para saber se a solução implantada está agregando performance para os seus processos e contribuindo com o crescimento do negócio, é necessário verificar se toda a capacidade do ERP está sendo utilizada.
Como saber se você está aproveitando o máximo de seu sistema ERP?
Importância de um diagnóstico de ERP
A implementação de um sistema de ERP para automatizar os processos dentro de uma empresa é um passo fundamental para a otimização de desempenho. No entanto, vale ressaltar que sem um diagnóstico pós-implantação a gestão pode não conseguir aproveitar todos os benefícios que são oferecidos pela estrutura.
O serviço de diagnóstico é capaz de adequar de maneira convergente as ferramentas do sistema ERP, estabelecendo parâmetros e adequando a todas as necessidades da empresa. Tenha em mente que quanto maior for a estrutura do sistema, mais processos ele irá otimizar.
Existem alguns proveitos de realizar o diagnóstico pós-implantação! Vamos lá, além da adequação do sistema às necessidades do segmento, é fundamental conferir o número de usuários para que não haja um aumento desnecessário do escopo posteriormente.
Além disso, adequar o fluxo de informações dos processos internos, e realizar integrações capazes de eliminar os processos manuais, podem ser gerados através de apurações isoladas ao ERP, como por exemplo o levantamento das informações de CRM e e-commerce.
ERP: Veja como fazer uma análise ajustada à realidade do seu negócio
Diagnóstico de uso do ERP da DSM
Aqui, você aproveita ao máximo a sua tecnologia! Ao adquirir um ERP é muito importante que a empresa utilize todos os recursos que a tecnologia oferece para obter resultados reais. Pensando nisso, a DSM Solutions elaborou métodos para identificar dificuldades e sugerir melhorias nos sistemas de empresas que já adquiriram algum ERP.
O diagnóstico de uso de ERP é realizado com os seguintes objetivos
- Avaliar o nível de conhecimento e utilização dos módulos atuais;
- Identificar os principais problemas enfrentados pelos usuários;
- Verificar as necessidades de informatização e controle ainda não atendidas;
- Analisar as possíveis funcionalidades disponíveis no produto e que tenham aderência aos processos da empresa;
A importância do ERP para a tomada de decisões estratégicas
Etapas de trabalho da DSM
- Reunião de alinhamento;
- Diagnósticos dos processos;
- Apresentar alternativas de soluções;
- Entrega do relatório diagnóstico;
- Elaboração do plano de ação;
Importância do treinamento dos usuários
Saiba que é de extrema importância realizar treinamentos gerenciais com os usuários para a definição das métricas a serem analisadas e estruturar as ações, bem como o treinamento operacional dos usuários para o processo pós-implantação.
Realizar a integração dos colaboradores com as novas ferramentas de trabalho é crucial! Para isso, consideramos a realização do treinamento dos usuários-chave junto ao especialista, a maneira mais eficaz. Desta maneira, nenhuma informação irá se perder na equipe, e haverá uma maior efetividade para que todos os departamentos operem o sistema corretamente.
Entenda como funciona a roda do Diagnóstico de ERP
Análise do processo
- Identifica a aderência dos processos existentes na empresa com relação ao sistema ERP utilizado;
- Identifica o nível de utilização do sistema;
- Identifica os processos que não são apoiados por sistemas;
Análise da utilização do sistema
- Análise de customizações existentes, além de suas utilizações;
- Análise do nível de implantação do sistema, e verificação de sub-utilização;
- Identificar a necessidade de treinamento dos usuários;
- Levantar os problemas no sistema atual e se inteirar sobre oportunidades de melhorias no sistema;
Identificação de oportunidades de melhoria por área
- Levantar alguns processos (novos) que possam ser implementados;
Apresentação dos trabalhos
- Apresentação dos trabalhos, além do plano de melhorias;
Documentação gerada
É realizada uma elaboração de documentos dividindo o escopo em:
- Implementação de recursos que podem auxiliar no processo;
- Pontos críticos a serem atendidos com urgência;
- Pontos para estabilizar o sistema;
Como saber qual ERP eu devo implantar em meu negócio
ERP: Extraia o máximo de performance
O processo de revitalização é de extrema importância para aqueles ERPs que estão em mal funcionamento, a partir do momento que possibilita uma melhor usabilidade do sistema, e, de quebra, permite que o gestor faça o uso da solução por completo. Ou seja, obtendo a otimização do desempenho, fortalecendo os processos dentro da empresa e aumentando o rendimento dos colaboradores.
Sabemos que os softwares passam por diversas atualizações, com liberação de vários releases. Sendo assim, é fundamental que os gestores façam a revitalização do ERP antes que ele comece a apresentar problemas por algum motivo de desatualização, e acabe comprometendo a performance das atividades da organização.
Vale destacar que com uma boa revitalização, você consegue aumentar a aderência do ERP com aplicativos integrados ou desenvolvimentos que são específicos para os processos do negócio.
De uma certa maneira, o diagnóstico e a revitalização trabalham de forma conjunta. É mais ou menos assim: um serve de auxílio para o outro no momento de detectar problemas e identificar as correções que precisam ser feitas.
Contudo, existe a possibilidade de que os problemas detectados estejam relacionados à necessidade de personalização do software, podendo ser por conta do crescimento da organização, inovações ou mudanças nos processos, que atingiram um ponto em que o ERP passou a não suprir mais todas as demandas.
Em situações como essa, o diagnóstico é capaz de identificar melhorias e personalizações da plataforma, sem impedir que a organização perca o investimento realizado na solução.
Antes mesmo de cogitar a substituição do software, é fundamental que os gestores se atentem para os processos de diagnóstico e revitalização do ERP. Lembre-se que o bom funcionamento e desempenho da solução irá definir o futuro da sua empresa.
Como escolher o ERP ideal para o meu negócio?
A DSM Solutions é uma empresa de consultoria especializada em processos e soluções de softwares de gestão empresarial. Há mais de 15 anos no mercado, atuando de forma consultiva, oferecendo a solução adequada ao perfil, a estrutura e as necessidades de cada cliente. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh