A integração que um sistema de gestão consegue proporcionar, com certeza vai te ajudar na rotina do seu negócio. A centralização de dados financeiros, de estoque, vendas e compras em uma única plataforma, proporciona uma visão abrangente e em tempo real do negócio. Isso permite ao seu negócio rapidez ao tomar decisões informadas com base em dados precisos e atualizados.
Tipo de empresa que mais precisam de um ERP
Entenda o que é um sistema de gestão
O sistema de gestão nada mais é do que um software de computador que possui recursos capazes de automatizar, controlar, integrar, monitorar e organizar sua operação administrativa. Essa tecnologia é capaz de organizar a gestão de um negócio, criando caminhos para que os processos possam ser executados de maneira ágil, eficiente e segura, e consequentemente, melhorando os resultados e produtividades.
O sistema de gestão:
- Agiliza as operações;
- Mantém os registros atualizados;
- Melhora o atendimento ao cliente;
E o melhor, tudo isso sem que o funcionário tenha que mexer um único dedo!
Quando falamos em sistema de gestão, podemos dizer que o principal expoente seja o software ERP! Ou seja, a tecnologia apropriada para o gerenciamento de recursos empresariais. Mas também podemos incluir o CRM. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre eles:
Sustentação de sistemas: Como reduzir custos e riscos para a empresa
Principais tipos de Sistema de Gestão
Os softwares de gestão são cruciais para as empresas, e é necessário distinguir entre os dois principais: O ERP (Enterprise Resource Planning) e o CRM (Customer Relationship Management). Vamos falar sobre as características de cada um:
ERP (Enterprise Resource Planning)
O ERP é projetado para organizar os processos empresariais, concentrando-se em recursos financeiros. Suas funcionalidades incluem:
- Controle de estoque;
- Emissão de notas fiscais;
- Gestão logística;
- Informações detalhadas sobre funcionários;
- Pagamento de tributos;
Uma das principais vantagens desse sistema integrado é a capacidade de conectar todas as áreas operacionais. Veja um exemplo:
Uma venda pode acionar automaticamente o setor financeiro para emitir a nota fiscal e incorporá-la ao orçamento.. Isso simplifica a logística, uma vez que irá preparar os itens para o envio e atualizar o estoque, tudo isso através do sistema de gestão. Para escolher o ERP adequado é preciso considerar diferentes setores, como: indústria, tecnologia, serviços, varejo, entre outros.
Rota para o sucesso: A jornada aprimorada pelo sistema ERP
CRM (Customer Relationship Management)
O CRM, também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, está concentrado em reunir informações do funil de vendas e oferecer suporte à gestão comercial. Seus recursos abrangem:
- Campanhas de vendas baseadas em dados;
- Histórico completo do relacionamento com clientes;
- Melhoria na satisfação do cliente;
- Previsão aprimorada de vendas;
- Redução da taxa de cancelamento;
Esse sistema online é crucial para as relações comerciais, uma vez que contém informações desde a primeira interação até a fidelização.
ERP e Políticas de Privacidade: Como é a integração
Importância do sistema de gestão para empresas
Nos dias de hoje, o sucesso de uma organização vai muito além de oferecer grandes produtos e serviços, isso porque a gestão deve ser eficiente, proativa e data-driven.
Pode ser a partir da otimização da cadeia de fornecimento ou até mesmo pela possibilidade de monitorar o desempenho dos funcionários, contar com um sistema de gestão fornece grandes vantagens para as empresas que querem ficar à frente da curva.
Veja só, de acordo com dados de uma pesquisa americana, a implementação de um ERP proporcionou uma melhoria de 95% na gestão dos processos.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh