Assim como todo empresário, você também deseja que a sua empresa cresça com qualidade e de uma maneira organizada, correto? Então veja bem, para que isso possa acontecer, é preciso adotar algumas medidas que ajudam na administração do negócio. Entre elas, podemos destacar a implementação de um ERP, um software para gestão empresarial. Ele possui como principal benefício organizar as informações para que a empresa possa ser gerenciada da melhor forma possível.
ERP: Veja como fazer uma análise ajustada à realidade do seu negócio
Contudo, vale ressaltar que é preciso tomar alguns cuidados ao implementar o sistema em sua empresa! Não são todas as pessoas que estão preparadas para aproveitar ao máximo os benefícios de um ERP. Sendo assim, a maioria dos empresários ainda não estão conseguindo usufruir adequadamente dos benefícios da ferramenta.
No conteúdo de hoje, a DSM irá te mostrar como você pode aproveitar ao máximo o seu sistema de ERP! Vamos lá!? Boa leitura.
Entenda o que é ERP e o seu papel em uma empresa
Para dar início ao conteúdo, vamos explicar o que significa ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, ou “Planejamento de Recursos Empresariais”. No entanto, também existe uma outra nomenclatura que revela com precisão qual é o seu papel central: Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
O ERP é a tecnologia responsável por integrar os processos de gestão em uma companhia. Centralizando as informações em uma única plataforma, o ERP proporciona dados importantes para os gestores no momento de tomada de decisões mais assertivas e conscientes.
Conheça 7 tendências tecnológicas que vão bombar em 2023
Além disso, o ERP também possui um papel crucial na facilitação/eliminação de processos burocráticos. Quer um exemplo? Veja só: com a solução é possível ter um controle simplificado de entrada e saída de itens em um estoque.
Por fim, vale destacar que além de representar mais agilidade nas consultas e menos riscos de erros em virtude de uma contagem “manual”, a ação economiza no tempo dos colaboradores do setor, de maneira que eles podem aproveitar com outras atividades relevantes ao departamento e ao crescimento da empresa.
Diagnóstico de uso do ERP
Vamos aproveitar ao máximo a tecnologia do seu sistema! Ao adquirir um ERP é muito importante que a empresa utilize todos os recursos que a tecnologia oferece para obter resultados reais. Pensando nisso, a DSM Solutions destacou alguns métodos para identificar dificuldades e sugerir melhorias nos sistemas de empresas que já adquiriram algum ERP.
A importância do ERP para tomada de decisões estratégicas
O diagnóstico de uso é realizado com os seguintes objetivos:
- Avaliar o nível de conhecimento e utilização dos módulos atuais;
- Identificar os principais problemas enfrentados pelos usuários;
- Verificar as necessidades de informatização e controle ainda não atendidas;
- Analisar as possíveis funcionalidades disponíveis no produto e que tenham aderência aos processos da empresa;
A seguir, confira algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo o seu sistema de gestão!
ERP: O seu sistema precisa ser personalizado
Não adianta nada contar com um sistema que possui vários módulos se eles não tiverem a ver com a sua necessidade. Sendo assim, você precisa escolher um sistema que ofereça ferramentas que condizem com o que você precisa.
Além disso, as funcionalidades também devem ser fáceis de entender e lidar. Afinal, você não vai querer automatizar os seus processos se os colaboradores ainda vão perder tempo tentando entender como o sistema funciona.
Tenha em mente que você deve escolher a ferramenta que mais se encaixa ao seu trabalho e da sua equipe.
ERP: Treine sua equipe
Aqui é um tópico que complementa o primeiro! Como já falamos, não é nada vantajoso ter um sistema de simples manuseio se os seus colaboradores não estiverem a par dos comandos. Às vezes o funcionamento pode até parecer fácil, mas é fundamental explicar a todos como proceder.
Lembre-se que nem sempre é possível descobrir o que o sistema pode fazer por dedução. Realize um treinamento adequado com o seu time! Isso irá permitir o uso de todas as ferramentas disponíveis, e, portanto, o máximo aproveitamento do sistema.
Como o Sistema ERP impacta na tomada de decisão?
Introduza fluxos de trabalho e automação
Por vezes os sistemas ERP são suportados por tarefas manuais ineficientes, tendo as planilhas como base. Tenha em mente que as planilhas são propensas a erros e podem ser facilmente corrompidas ou excluídas.
Remova essas tarefas manuais agora mesmo e torne-as mais baseadas no sistema ERP. Fazendo isso, o sistema integrado de ERP irá fornecer informações atualizadas para toda organização. Contudo, saiba que se houver falhas ao configurar alertas pró-ativos no ERP, algumas informações críticas podem ser negligenciadas, ocasionando em erros caros e menores níveis de satisfação do cliente.
Saiba que o uso de regras de fluxo de trabalho permite que sejam gerados alertas de aviso condicional, ou até mesmo, que sejam iniciados processos de negócio críticos, para evitar os erros.
Implantação de um Sistema ERP: quando e por que implementar?
Estabeleça políticas de uso
Você quer garantir boas práticas na gestão e no uso de dados? Então saiba que é de extrema importância estipular regras que regulam essa atividade na empresa. Resumindo, é necessário definir políticas que determinam quais dados mínimos precisam ser coletados, quem poderá acessar as informações, quando e como.
Saiba que é fundamental dispor de políticas de dados mínimos em seus processos e controlar o ciclo de vida deles. Por fim, garanta acesso rápido e fácil, no período estipulado para uma análise consistente na hora certa e com as melhores decisões.
Escolha um software flexível e escalável
As empresas são diferentes, sendo assim, não escolha um programa muito “engessado”, pode ser encontre dificuldades de adaptá-las às suas necessidades.
Existem empresas especializadas em sistemas que permitem a inserção de módulos específicos. Além disso, também existem campos em que informações adicionais podem ser inseridas.
Os recursos são importantes para adaptar a ferramenta às necessidades específicas de cada empreendimento. Mesmo os processos sendo padrão, cada empresa possui suas particularidades.
A DSM Solutions é uma empresa de consultoria especializada em processos e soluções de softwares de gestão empresarial. Há mais de 15 anos no mercado, atuando de forma consultiva, oferecendo a solução adequada ao perfil, a estrutura e as necessidades de cada cliente. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa.