A escolha entre ERP em nuvem e ERP local depende das necessidades específicas da empresa, considerando fatores como orçamento, escalabilidade, controle, e requisitos de segurança.
Vantagens do ERP para indústrias
Mas afinal, como saber se é melhor contratar um ERP local ou um ERP na nuvem? Veja bem, o primeiro passo é conhecer as diferenças entre um e outro e saber em quais contextos o ERP local é vantajoso e em quais contextos um ERP na nuvem é vantajoso.
No conteúdo de hoje, a DSM Solutions irá explorar as nuances dessas opções, ressaltando as vantagens e considerações essenciais para ajudá-lo a determinar o melhor ajuste para sua empresa.
O papel transformador do ERP no atendimento
O que é um ERP em Nuvem?
Se você ainda não conhece o termo, saiba que o ERP é um sistema capaz de integrar todas as áreas da empresa em uma única plataforma. Tudo isso com informações centralizadas, sendo assim, o objetivo do software é otimizar os processos e auxiliar no desenvolvimento da empresa.
Rota para o sucesso: A jornada aprimorada pelo sistema ERP
Atualmente, os empreendedores que estão à procura do serviço podem encontrar o ERP local, ou mesmo, sua versão na nuvem.
Vamos lá, o primeiro modelo citado é o mais tradicional entre os dois. Afinal, ele precisa ser instalado internamente na companhia. Ou seja, o empresário deverá contar com uma boa infraestrutura de TI para a instalação e manutenção da ferramenta.
Por outro lado, o ERP na nuvem, utiliza a tecnologia moderna de “Cloud Computing”. Dessa maneira, armazenando em um servidor online, o empresário terá menos esforço para instalar e manter a ferramenta.
Benefícios de um sistema de gestão no seu negócio
O que é um ERP Local?
O ERP local é um software semelhante, porém, ele é instalado de forma direta nos computadores da empresa. Ou seja, ele funciona mesmo que sem conexão com a internet, além disso, os dados são armazenados nos servidores da própria empresa.
Normalmente, ao adquirir um ERP local, é preciso obter uma licença que possibilitará a utilização por um período determinado. Tudo vai depender do tipo de licença e se várias máquinas vão poder utilizar o sistema de forma simultânea, bem como compartilhar informações.
Agora, vamos considerar uma loja de brinquedos que utiliza um ERP local: O núcleo das suas operações ficará dentro da própria organização. Isso implica que dados sobre produção, vendas e estoque sejam gerenciados localmente, sem a necessidade de acesso à internet.
Sustentação de Sistemas: Como reduzir custos e riscos para a empresa
A seguir, veja o que cada um oferece:
Nuvem
- Acessibilidade Global;
- Flexibilidade Escalável;
- Atualizações Automáticas;
Local
- Controle Total;
- Customização Profunda;
- Atualizações Manualmente Gerenciadas;
Tipos de empresa que mais precisam de um ERP
Como escolher entre Nuvem e o Local
Escolher entre um ERP na nuvem e um ERP vai depender muito das necessidades específicas da sua empresa.
Entre os fatores que devem ser considerados essão:
- Custos;
- Segurança;
- Flexibilidade;
O ERP na nuvem proporciona vantagens como a flexibilidade de acesso de qualquer lugar com conexão à internet, atualizações automáticas e menor investimento inicial. Essa escolha pode ser considerada ideal para as organizações que procuram escalabilidade, possibilitando expandir ou reduzir recursos conforme necessário.
Enquanto isso, o ERP local é instalado nos próprios servidores da empresa, proporcionando controle total sobre os dados. Isso é fundamental em setores regulamentados, onde a sensibilidade e alta proteção dos dados são prioritárias.
Trocas inteligentes: Por que trocar o manual pelo automatizado?
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh