Certamente você já ouviu falar em transformação digital, correto? A cada dia que passa, o tema está cada vez mais presente dentro das empresas, sendo assim, é necessário entender mais do assunto, que é a mudança do ERP e do seu papel como núcleo da estratégia digital.
De uma forma genérica, a transformação digital se refere a utilização cada vez maior da tecnologia na organização e no dia a dia das pessoas. Dessa maneira, existe uma forte interação entre o mundo digital e o mundo real. Além de impactar no desempenho diário, a tecnologia também impacta na maneira como os negócios são realizados e na interação com o público de interesse da organização.
É necessário ressaltar que existe uma grande importância do ERP na transformação digital da empresa. Por isso, o sistema de gestão tem passado por mudanças, principalmente naquilo que diz respeito à flexibilidade, mobilidade e inteligência aplicada aos processos.
A importância do ERP para as empresas modernas
Integração com o ERP: Capacite os seus sistemas existentes
Veja bem, o valor da integração está na própria base dos ERPs. Isso porque estamos falando de um software concebido para consolidar gestão de dados, processos empresariais e para tapar as lacunas entre unidades de negócio, como:
- Finanças;
- Marketing;
- Produção;
- RH;
- Serviço ao cliente;
Os sistemas ERPs atuais, cobram uma vasta oferta de funcionalidades empresariais. No entanto, os clientes requerem frequentemente conectividade com soluções específicas que os fornecedores de ERP não oferecem como componentes “out-of-the-box”.
Manutenção e suporte de um sistema ERP: Boas práticas para garantir a estabilidade
Adicionar ou alterar as funcionalidades de um ERP, pode significar um projeto complexo, demorado e dispendioso. E é por esse motivo que, em diversos casos, o alargamento das capacidades de um ERP é melhor conseguido por meio da introdução de software externo concebido para uma área específica.
Confira alguns exemplos de software externo que podem ser integrados com o ERP:
- Plataformas de comércio eletrônico;
- Logística e gestão de fretes;
- Gestão de relações com clientes (CRM);
- Soluções purchase-to-pay (P2P);
- Ferramentas de comunicação social;
Adaptação do ERP à transformação digital
Com o objetivo de se adequar aos novos padrões, o ERP está passando por algumas mudanças significativas. Após conhecê-las, será possível entender com total clareza como o sistema de gestão vem se moldando para a “era digital” e contribuindo para o aumento da eficiência.
Migração de dados: Desafios e soluções na transição para um novo ERP
Podemos destacar a existência de aplicações personalizadas, a capacidade de interação com tecnologias modernas e poder rodar na cloud. As ações oferecem mais poder e autonomia para os usuários.
ERP como plataforma online de gestão
Cresce cada vez mais a demanda por mobilidade. Atualmente, existem equipes que realizam seus respectivos trabalhos a distância, por isso, o sistema de gestão precisa atender esse tipo de demanda. O ERP em nuvem surge como um ponto bem interessante a ser observado.
ERP na Nuvem: Vantagens e considerações para adoção
Contando com um e-mail e senha, é possível ter o acesso ao sistema gerencial de qualquer lugar e em vários tipos de dispositivos (tablet, celular, notebook, etc). Isso possibilita o monitoramento de resultados, a prestação de contas, além de uma série de tarefas que só poderiam ser realizadas estando presencialmente na empresa.
Integração de novas tecnologias
O ERP é o núcleo da estratégia digital de uma empresa. A cada dia ela vai conversando com outras tecnologias exponenciais e possibilita uma atuação mais eficiente, beneficiando as estratégias e as operações da organização.
O sistema está embarcando ferramentas de analytics, que nada mais são do que tecnologias ligadas a Big Data capazes de reconhecer comportamentos por redes sociais. Além disso, também podem apresentar os dados e possibilitar decisões mais sistêmicas.
Também existe a possibilidade de integrar inteligência artificial. Os mecanismos e algoritmos atuais, adicionam inteligência aos processos, coletando, cruzando e analisando os dados para melhorias.
Como o sistema ERP pode otimizar a gestão de estoques em sua empresa
Personalização de módulos e funções
O sistema gerencial é bastante completo, no entanto, por algumas vezes não é capaz de atender a todas as necessidades das empresas. Afinal, quando o ERP é um pacote fechado, as organizações passam a se limitar ao escopo do seu produto.
Confira um exemplo: Quando o modelo de venda de uma empresa de produtos é genérico, mas ela escolhe por fazer um pedido de venda por projeto, o modelo passa a ser diferente e o ERP precisa se adaptar.
Sabendo disso, podemos dizer que os pacotes de ERP precisam ser personalizados! Ou seja, além das chamadas funções prontas, a nova geração de ERP precisa ter soluções específicas para cada negócio.
Como um e-commerce integrado ao sistema ERP pode ser valioso para uma empresa
Conclusão
Implementação de um sistema ERP e a transformação digital são iniciativas essenciais para impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas na era digital.
Compreendendo os desafios e aproveitando as oportunidades que aparecem no processo de integração, as empresas podem se beneficiar de maior eficiência operacional, tomada de decisões informadas, além de uma base sólida para a inovação contínua.
A DSM Solutions é uma empresa de consultoria especializada em processos e soluções de softwares de gestão empresarial. Há mais de 15 anos no mercado, atuando de forma consultiva, oferecendo a solução adequada ao perfil, a estrutura e as necessidades de cada cliente. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh
TikTok: https://www.tiktok.com/@dsmsolutions_