Nos dias de hoje, a maturidade tecnológica das empresas está ditando os padrões de competitividade e eficiência. Sendo assim, saber como promover uma atualização ou implantação de um sistema ERP mais ágil, assertiva e alinhada às principais demandas do negócio, faz toda a diferença.
Como saber se você está aproveitando o máximo de seu sistema ERP?
Contando com um bom sistema de gestão empresarial, sua equipe será capaz de automatizar as atividades-chave do negócio, além de se livrar de atrasos, erros e retrabalhos comuns aos processos manuais.
Com um sistema de ERP já implementado no seu negócio, sua empresa terá acesso às melhores soluções presentes no mercado, além de otimizar o armazenamento das informações. O resultado disso? Garantia de segurança, conformidade e disponibilidade para dados estratégicos.
No conteúdo de hoje, a DSM Solutions vai te mostrar como você pode otimizar os processos e aplicações de um sistema ERP já implementados em um negócio. Vamos lá!? Boa leitura!
Como otimizar os processos
Os processos capturam uma quantidade de valor para poder gerar resultados, no final de um ciclo. A melhoria da relação entre dinheiro, insumos e tempo que entram e que saem é a chamada otimização.
Na gestão fiscal, os ganhos podem acontecer de diversas maneiras:
- Maximizar a quantidade de descontos obtidos;
- Minimizar as horas de trabalho;
- Entrega de documentos sem erros;
- Evitando multas;
- etc;
Implantação de um sistema ERP: quando e por que implementar?
Para poder realizar a otimização de processos e aplicações de um sistema ERP já implementado no seu negócio, é necessário fazer um diagnóstico de uso e a revitalização do ERP. Aqui na DSM, oferecemos as duas soluções! Confira um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:
Diagnóstico de uso de um sistema ERP
Ao adquirir um ERP é muito importante que a empresa utilize todos os recursos que a tecnologia oferece para obter resultados reais. Pensando nisso, a DSM Solutions elaborou métodos para identificar dificuldades e sugerir melhorias nos sistemas de empresas que já adquiriram algum ERP.
O diagnóstico de uso de ERP é realizado com os seguintes objetivos
- Avaliar o nível de conhecimento e utilização dos módulos atuais;
- Identificar os principais problemas enfrentados pelos usuários;
- Verificar as necessidades de informatização e controle ainda não atendidas;
- Analisar as possíveis funcionalidades disponíveis no produto e que tenham aderência aos processos da empresa;
Etapas de trabalho da DSM
- Reunião de alinhamento;
- Diagnósticos dos processos;
- Apresentar alternativas de soluções;
- Entrega do relatório diagnóstico;
- Elaboração do plano de ação;
Os objetivos de um diagnóstico de uso do ERP
Serviços de revitalização do ERP (DSM Solutions)
Revendo processos e otimizando a utilização da tecnologia
A revitalização é um serviço destinado à empresas que já possuem um ERP e desejam rever os processos e o uso do sistema adquirido.
A DSM Solutions trabalha de forma consultiva, realizando um diagnóstico aprofundado para elaborar um plano de ações que contribuam para a otimização do uso do ERP na empresa.
Serviço sob medida de acordo com as demandas
A DSM Solutions possui uma longa experiência no mercado, tendo desenvolvido uma metodologia própria para atender aos mais diversos casos e necessidades. Além disso, cada cliente possui um contrato que se adequa às suas demandas, garantindo uma solução específica e única após a entrega do projeto.
A importância do gerenciamento de projetos para a implantação de ERP
O que a DSM faz para revitalizar o seu ERP?
- Remodelagem dos processos suportados pelo ERP;
- Identificação e tratamento dos GAP´s funcionais, organizacionais e tecnológicos;
- Reparametrização e reconfiguração dos módulos, em conformidade com os processos remodelados;
- Catalogação de todas as customizações existentes;
- Desenvolvimento e documentação de todas as customizações necessárias aos novos processos;
- Elaboração de materiais de testes e treinamentos;
- Suporte aos usuários para a estabilização do ERP Revitalizado;
O que é a revitalização de um ERP
Benefícios da implantação de um sistema ERP
O sistema ERP consegue transformar completamente a maneira como as informações são transmitidas e organizadas dentro da sua organização. Vale ressaltar que, se aplicado da maneira correta, o ERP é capaz de simplificar a rotina de vários setores, além de oferecer segurança e armazenamento de dados, bem como uma visão mais completa de todas as movimentações diárias que acontecem na empresa.
Como o ERP pode ser estratégico para integrar sistemas em um “Ecossistema” empresarial
Com um sistema ERP, os processos são padronizados e organizados sobre os mesmos parâmetros, facilitando todo o processo de adaptação da equipe com o sistema, uma vez que tudo funciona sob os mesmos modelos.
Muitos consideram a melhora na produtividade dos funcionários como o maior benefício da implantação do ERP. Isso porque eles ficam livres de tarefas consideradas burocráticas e repetitivas, e acabam ficando disponíveis para investir mais tempo em ideias que podem contribuir com o crescimento da empresa.
Além disso, também podemos destacar os relatórios gerais e detalhados que são disponibilizados pelo sistema. Nos relatórios você pode encontrar todas as informações necessárias para fundamentar a próxima estratégia de crescimento e inovação.
Como funciona o sistema de ERP
Por fim, nunca é demais lembrar como funciona um sistema de ERP. Após já ter implementado o sistema na sua empresa, ele irá funcionar como uma integração com outros sistemas online, reunindo as informações em um único programa.
Veja alguns setores que você pode englobar em um sistema ERP:
- Estoque;
- Financeiro;
- Relacionamento com clientes;
Como saber se você está aproveitando o máximo de seu sistema ERP?