Não é novidade para ninguém que os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) vieram para ficar. Isso porque eles estão revolucionando a gestão das empresas, aprimorando a produtividade de seus funcionários e quebrando paradigmas ao realizar a integração dos departamentos em apenas um software.
Como otimizar processos e aplicações de um sistema ERP já implementado em meu negócio
Vale ressaltar que essas vantagens não apareceram de uma hora para outra! Afinal, não basta só adquirir um sistema para que a empresa passe a tirar o melhor proveito dele. Se você deseja transformar esses softwares em aliados da sua empresa, saiba que será necessário muita energia e dedicação.
Temos vários exemplos de empresários que caem na ilusão e acreditam que com uma simples implementação de ERP a empresa já irá melhorar da noite para o dia. Pensando em você, a DSM Solutions preparou um conteúdo com o intuito de te mostrar como a implementação de um ERP ajuda na eficiência e na produtividade do seu negócio. Vamos lá!? Boa leitura.
Comprei um sistema ERP, e agora?
Você adquiriu o seu sistema ERP? Então agora começa o verdadeiro trabalho para implementar o sistema e aumentar a eficiência e produtividade do seu negócio. Na fase de implementação, sua empresa deve começar a utilizar o produto diariamente, migrando todas as informações para a plataforma. Lembre-se que os colaboradores da sua organização também precisam entender o funcionamento do sistema e sua função prática.
Além de ser um momento delicado, a implementação de um software de gestão ERP ainda é subvalorizado nas empresas. De acordo com alguns estudos, implementar um ERP demora, em média, mais de um ano. Na maioria dos casos, o orçamento ao fim do processo acaba sendo maior do que aquele que era previsto.
Como saber se você está aproveitando o máximo de seu sistema ERP?
Relatórios e planejamentos aprimorados
Com a chegada do software ERP, agora os relatórios e planejamento não vão mais comprometer tempo e esforço da sua equipe. Isso porque o sistema é responsável por centralizar informações de todas as áreas de uma empresa, criando uma fonte única e confiável de informações, isso garante que os relatórios e planejamento sejam baseados em dados atualizados e precisos.
Além disso, eles também podem ser gerados automaticamente com intervalos regulares (diariamente, semanalmente ou mensalmente), além de dispor de insights e análises avançadas. Tenha em mente que com um sistema integrado, você consegue gerar gráficos e relatórios que ajudam na identificação de tendências, oportunidades de negócios e padrões.
Mais transparência
Bem como um banco de dados, o sistema ERP centraliza todas as informações de um negócio em apenas um lugar. Por isso, é extremamente importante que você acesse e compartilhe, em uma única tela, informações com os membros da sua equipe a respeito de:
- Finanças;
- Produção;
- Vendas;
- entre outros;
Também existe uma outra maneira de trazer transparência para os seus processos, que é através da capacidade de rastrear e relatar atividades do ERP. Quer um exemplo? Veja só: Você consegue monitorar do estoque até a contabilidade, em tempo real. Isso irá ajudar na detecção de problemas de maneira ágil, e na tomada de decisões estratégicas.
ERP: Veja como fazer uma análise ajustada à realidade do seu negócio
Registre e documente todo o processo
Quer implementar o ERP na sua empresa? Então saiba que você terá que integrá-lo com outros softwares, além de migrar as informações para o novo sistema e redesenhar os processos internos. Para evitar confusão, registre e documente todas as mudanças.
Com todo documento devidamente anotado, as dúvidas que você possa vir a ter ao longo do tempo serão rapidamente sanadas. E não para por aí, os novos colaboradores vão ter uma base de consultas para poder se adaptar com mais agilidade e eficiência da sua empresa.
Automação de processos
O sistema de ERP possibilita a automação de vários processos mapeados como obsoletos ou ineficientes. Com isso, ela (automação) afeta todo o processo de operação da empresa. Isso vai desde o setor financeiro (com uma gestão dos recursos sem interferência humana), até o contato com os consumidores.
Vale ressaltar que a solução é uma das principais responsáveis pela redução de custos. Isso porque, diminui a necessidade de mão de obra para diferentes tarefas, além de elevar a eficiência dos processos.
A importância do ERP para a tomada de decisões estratégicas
Melhoria na gestão do estoque
Um dos maiores benefícios do ERP no processo de gestão de estoque é a automatização de processos, como por exemplo:
- Controle de estoque mínimo e máximo;
- Gestão de fornecedores;
- Registrado de entrada e saída de produtos;
- entre outros
Isso possibilita que a organização monitore de maneira mais precisa a disponibilidade dos produtos em estoque, além de evitar situações de excesso/falta de mercadorias.
Com a melhora na gestão de estoque, o empresário poderá contribuir com a redução de custos, além de aumentar a eficiência no processo de armazenagem e movimentação de produtos. Veja um exemplo: com a utilização de ferramentas de previsão de demanda, a empresa poderá planejar melhor o seu processo de produção, evitando atrasos e desperdícios.
Por fim, saiba que o ERP também possui uma outra vantagem naquilo que diz respeito à gestão de estoque, estamos falando da identificação de produtos com maior saída. Com isso, você consegue otimizar a sua distribuição com aquilo que realmente possui saída, evitando desperdícios.
O que é a revitalização de um ERP?
A DSM Solutions é uma empresa de consultoria especializada em processos e soluções de softwares de gestão empresarial. Há mais de 15 anos no mercado, atuando de forma consultiva, oferecendo a solução adequada ao perfil, a estrutura e as necessidades de cada cliente. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh