A cada dia que passa, a transformação digital está fazendo com que as organizações adquiram sistemas, atualizem legados e ampliem o seu ecossistema tecnológico. Sendo assim, a maioria delas, para não dizer todas, está batendo de frente com os desafios da integração de sistemas.
Como o ERP pode ser estratégico para integrar sistemas em um “Ecossistema” empresarial?
Vale ressaltar que até mesmo aquelas empresas que buscam evoluções constantes, estão se deparando com sistemas em várias infraestruturas, que acabam não conversando entre si, causando falhas na operação, perdas de dados, processos manuais e trabalho repetitivo.
Normalmente, seja para editar uma planilha, reconciliar contas, controlar estoque ou fazer ordens de compra, aqueles departamentos que são diferentes precisam de programas específicos. Com isso, diversas ferramentas diferentes são utilizadas na organização. A partir do momento que elas não se integram (umas às outras), se torna mais difícil para funcionários e equipes trabalharem de maneira eficiente para alcançar os objetivos do negócio.
A integração de sistemas é responsável por poupar tempo e dinheiro do empresário! No lugar de empregar uma vasta variedade de ferramentas para a realização de tarefas cotidianas, o gestor precisa implementar a menor quantidade possível e integrá-las de maneira compacta.
O que é a integração de sistemas?
A integração de sistemas nada mais é do que a conexão entre vários softwares e plataformas, para que os diferentes setores da instituição consigam trabalhar de forma automatizada e conjunta.
A integração possibilita a interação entre as plataformas tecnológicas e ferramentas digitais, uma complementando a outra. É como se ela conseguisse unificar softwares e funções diferentes. Com isso, o modelo de trabalho certifica que as informações estejam atualizadas e disponíveis em todos os sistemas.
De uma maneira geral, a organização que busca a integração conta com uma plataforma digital centralizada e eficiente, consegue realizar suas operações e unir outras ferramentas digitais atualizadas e concentradas em uma solução.
Quer um exemplo prático? Vamos lá! Nas instituições de ensino, o sistema integrado apresenta interfaces específicas para facilitar o acesso de estudantes, docentes, profissionais e responsáveis. Assim, será muito mais fácil unir diferentes camadas de informações, além de aproximar a organização dos seus alunos e as pessoas responsáveis por eles.
Como saber qual ERP eu devo implantar em meu negócio?
Importância do ERP no ecossistema empresarial
A integração de um sistema ERP em uma empresa proporciona uma maior eficiência operacional, garante a visibilidade dos processos, além de oferecer suporte na tomada de decisões e melhoria geral da gestão empresarial.
A seguir, confira alguns exemplos práticos de como um sistema ERP auxilia no ecossistema empresarial.
Integração de sistemas: Processos de produção
Um sistema de ERP é capaz de auxiliar no gerenciamento dos processos de produção, rastreando materiais, recursos e ordens de produção. Isso possibilita uma visão geral dos estágios de produção, dos custos dos associados e dos tempos de fabricação.
Além disso, o ERP também ajuda no controle de qualidade, monitorando as etapas de inspeção e possibilitando que os padrões possam ser cumpridos.
Integração de sistemas: Gerenciamento de estoque
Aqui, o ERP irá integrar informações a respeito do estoque, como por exemplo:
- Compras e vendas;
- Demanda de produtos;
- Níveis de estoque;
Isso possibilita um melhor controle, uma vez que evita a falta de produtos e o excesso de estoque. As empresas conseguem otimizar o planejamento de compras, gerenciar melhor os prazos de entrega e evitar custos desnecessários, baseado nas informações em tempo real fornecidas pelo ERP.
Como o sistema ERP impacta na tomada de decisão?
Integração de sistemas: Gestão financeira
Contando com um sistema integrado, as empresas vão poder agilizar e automatizar os processos financeiros, como por exemplo:
- Conciliação bancária;
- Contas a pagar;
- Contas a receber;
- Faturamento;
O ERP oferece uma visão completa das transações financeiras, possibilitando que os gestores monitorem as despesas, fluxo de caixa, lucratividade e receitas. Além disso, o ERP também facilita na geração de relatórios financeiros precisos e em conformidade com as regulamentações.
Recursos Humanos
Por fim, mas não menos importante, vamos falar sobre como o sistema ERP auxilia na gestão dos recursos humanos, centralizando informações a respeito dos funcionários, como dados pessoais, folha de pagamento, benefícios e registros de tempo.
O ERP também facilita o processamento da folha de pagamento, administração de benefícios, controle de horas trabalhadas e o gerenciamento do desempenho dos funcionários. Com o ERP, as empresas conseguem automatizar tarefas de RH, reduzir os erros, além de garantir a conformidade com as políticas e regulamentações trabalhistas.
ERP: Veja como fazer uma análise ajustada à realidade do seu negócio
Resumindo: a integração de um sistema ERP é fundamental para o sucesso do ecossistema empresarial, uma vez que melhora a comunicação, eficiência, visibilidade, o controle e o suporte à tomada de decisões .
A integração representa uma base sólida para a gestão organizacional, possibilitando que ela opere de uma forma mais eficaz, competitiva e adaptável em um ambiente de negócios.
A DSM Solutions é uma empresa de consultoria especializada em processos e soluções de softwares de gestão empresarial. Há mais de 15 anos no mercado, atuando de forma consultiva, oferecendo a solução adequada ao perfil, a estrutura e as necessidades de cada cliente. Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre a nossa empresa.
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh