Vamos transformar a gestão do seu negócio com o poder dos indicadores de desempenho? Lembre-se que monitorar e analisar os KPIs possibilita identificar oportunidades de melhoria, otimizar processos e tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos.
Guia prático para implementar um sistema ERP em uma empresa
Uma boa gestão de um negócio depende de diversos fatores, sendo um dos mais importantes a capacidade de medir e analisar o desempenho de várias áreas da organização. Nesse cenário, os indicadores de desempenho, ou KPIs (Key Performance Indicators), acabam se destacando como ferramentas cruciais. Mas afinal, como utilizar esses indicadores para otimizar a gestão do seu negócio? Confira o conteúdo que a DSM Solutions preparou para você.
Sabemos que a implementação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um passo fundamental para diversas empresas que desejam aprimorar a gestão de seus recursos e processos. No entanto, somente ter um ERP não garante o sucesso, é necessário saber utilizar as informações geradas por esse sistema. Afinal, os indicadores de desempenho são métricas quantificáveis que auxiliam a empresa a monitorar e avaliar a eficiência das operações, possibilitando uma tomada de decisão mais embasada.
Integração entre ERP e Inteligência Artificial: Saiba mais
Principais tipos de indicadores (qualidade)
- Satisfação do cliente;
- Taxa de defeitos;
- Taxa de devolução;
Principais tipos de indicadores (financeiros)
- Margem de lucro;
- Receita líquida;
- Retorno Sobre o Investimento (ROI);
Principais tipos de indicadores (produtividade)
- Eficiência operacional;
- Taxa de ciclo;
- Taxa de produção;
Vantagens do ERP para indústrias
Escolha os indicadores certos
Selecionar os indicadores correto é fundamental para obter os insights necessários sobre o desempenho do negócio. Confira alguns passos para selecionar os KPIs mais adequados.
- Alinhe os KPIs com os objetivos: Selecione os indicadores que reflitam diretamente o progresso em direção aos objetivos.
- Defina os objetivos estratégicos: Identifique quais são as principais metas da empresa.
- Monitore de forma regular: Faça uma revisão frequente nos KPIs para garantir que eles ainda sejam relevantes.
- Seja específico e mensurável: Os indicadores precisam ser claros e fáceis de medir.
O papel transformador no ERP no atendimento
Siga nossas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/dsmsolutions_/
Facebook: https://www.facebook.com/dsmsolutionsbh