Para atingir o sucesso, uma empresa precisa otimizar vários aspectos de gestão, que passam por momentos diferentes da jornada de trabalho. Com a construção de metodologias e conceitos que funcionam na prática, é possível avançar rumo ao crescimento. Um método muito usado é a base: pessoas, processos e tecnologia.
Esse conceito, que funciona como uma espécie de tripé da gestão, aborda as principais questões que uma empresa enfrenta em seu processo administrativo. É claro que existem problemáticas menores, micro, mas de certa forma, todas passam por pessoas, processos e tecnologia, de uma forma ou de outra.
Neste artigo, vamos abordar o conceito da relação fundamental e explicar como ela interfere no nosso trabalho aqui na DSM Solutions. Confira!
A base da gestão
Toda empresa precisa de um processo de produção bem estruturado. Trabalhar de forma desordenada não é algo eficiente e lucrativo, nem para o negócio e muito menos para os colaboradores. Por isso, desde a época pré-internet, gestores criavam formas de manter a engrenagem girando, sem deixar os trabalhadores insatisfeitos.
Muitas empresas adotaram uma estrutura de departamentos, com áreas inteiras voltadas para a gestão de pessoas, finanças, marketing, entre outros segmentos, que ganham pesos praticamente iguais dentro das companhias.
Independentemente do segmento da sua empresa, ou da logística que ela aplica na jornada de trabalho, uma coisa é certa: não dá para minimizar a importância dos três elementos que citamos na introdução deste artigo. Pessoas, processos e tecnologia são a base da gestão de qualquer empresa do mundo. Mais do que isso, são interseccionais. Se misturam entre si. Dependem umas das outras.
Com o material humano correto, processos bem organizados e tecnologia de ponta, empresas tendem a crescer, especialmente quando conseguem combinar esses elementos em uma rotina produtiva. Também é importante que esses elementos não se sobressaiam em relação aos outros.
Processos são feitos para organizar a forma em que as pessoas trabalham. A tecnologia é feita para garantir que esses processos sejam bem executados e que as pessoas terão as ferramentas certas para agir. É assim que criamos uma empresa bem-sucedida.
Primeiro, as pessoas
Parece óbvio, mas não é: as pessoas são a coisa mais importante de qualquer empresa. Mais do que na mão de obra física, que está cada vez menor, as pessoas são importantes por conta de sua capacidade de raciocínio. Profissionais inovadores, de qualidade, elevam o nível de qualquer negócio.
Hoje, temos máquinas inteligentes no mercado, mas elas estão longe de substituir o cérebro humano. Com a experiência acumulada ao longo de anos, junto à capacidade sensorial, as pessoas conseguem identificar detalhes e emoções que são necessárias no dia a dia.
Por isso, uma boa empresa deve investir em bons funcionários, tanto os jovens, que estão em desenvolvimento, quanto os mais experientes. Ter líderes em um negócio é muito importante, especialmente naqueles estruturados em departamentos, que costumam ter uma produção mais segmentada.
Além do aspecto técnico de trabalho, que envolve talento e experiência, as pessoas também contam com algo muito importante no mundo corporativo, que deve ser cultivado cuidadosamente: a vontade.
Funcionários motivados são capazes de criar soluções maravilhosas, contornar problemas e criar situações do zero. Por isso, toda empresa deve investir no bem-estar dos funcionários, de todas as formas. Quando tudo falha, são as pessoas que se esforçam ao máximo para corrigir.
Organizando tudo com os processos
Os processos existem para organizar uma estrutura empresarial. Servem para indicar e organizar tudo o que deve ser feito, delimitando: quando, como e onde o trabalho deve ser direcionado.
Uma empresa com a gestão de projetos organizada consegue identificar erros e falhas mais facilmente. Corrigir problemas se torna mais fácil quando temos uma visão completa do que deu errado. Processos organizados proporcionam isso.
Além disso, criar uma estrutura de trabalho que funciona é essencial para evitar que problemas surjam. Essa é a função dos processos: organizar a rotina de trabalho das pessoas, para que elas possam render o máximo possível dentro de suas capacidades.
Hoje, temos processos extremamente tecnológicos, que permitem não só a organização das tarefas de uma corporação em tempo real, mas também o controle da jornada dos colaboradores e a mensuração de resultados. Ou seja, os processos são as melhores ferramentas que temos para auxiliar o trabalho das pessoas.
Tecnologia e progresso
A tecnologia existe para elevar o nível dos processos e das pessoas dentro de uma estrutura empresarial. Imagine que você tem uma sistema de gestão digitalizado em uma planilha de Excel. Por ela, você controla a receita e os gastos da empresa, as horas trabalhadas de cada colaborador, o estágio de cada tarefa que está em execução… tudo que envolve o seu negócio.
Com gestores competentes, esse sistema pode funcionar muito bem. Certamente é mais prático e eficiente que anotar todas as situações de uma empresa em um papel. Porém, com o avanço da tecnologia, formas melhores de gerir a rotina de trabalho foram criadas.
É nesse sentido que a tecnologia opera. Ela abraça um processo de trabalho que já funciona, automatiza burocracias e deixa as pessoas fazerem o que elas conhecem melhor: produzir com criatividade.
Softwares empresariais são feitos para isso. Os chamados sistemas ERP são capazes de gerir todos os aspectos de um negócio, controlando desde a área administrativa até os recursos humanos. Além disso, podem ser feitos de forma personalizada, se adequando à realidade de cada empresa.
Nesse sentido, a tecnologia é o complemento perfeito para os dois outros elementos da base da gestão. Com pessoas capacitadas, processos bem definidos e tecnologias inovadoras, capazes de reduzir falhas e maximizar potências, um negócio pode trilhar o caminho da prosperidade.
A DSM Solutions quer trazer um pouco dessa revolução tecnológica para você e para o seu negócio. Trabalhamos com a criação de softwares de gestão empresarial, oferecendo consultoria no uso e manutenção de falhas e problemas no sistema. Há mais de 20 anos, oferecemos as soluções mais indicadas para a necessidade de cada cliente, respeitando sempre o seu processo produtivo e sua capacidade técnica. Conheça o futuro!